O Secretário Municipal de Agricultura de Mirassol D’ Oeste, José Vanderlei Batista, esteve em em reunião na capital do estado,Cuiabá, na última quinta-feira ( 17/04/2014 ) com o Secretário de Estado de Desenvolvimento e Agricultura Familiar, Luiz Carlos Alécio e Secretário adjunto de Desenvolvimento e Agricultura Familiar, Juarez Fiel e com o representante da Secretaria de Ciências e Tecnologia de Mato Grosso.

O intuito do encontro foi buscar parcerias junto ao Governo do Estado de Mato Grosso em prol da Agricultura Familiar de Mirassol D’ Oeste.

Na oportunidade, o secretario José Vanderlei destacou a importância da agricultura familiar do município e demonstrou as atividades que vem sendo executadas, porém ainda há muito que fazer para consolidar a atividade e manter o agricultor familiar no meio rural. Por isso é de suma proeminência a participação do Estado, onde foram solicitados os seguintes itens:

·                    05 (cinco) Resfriadores de Leite de capacidade de 1000 litros;

·                    05 (cinco) botijões para inseminação artificial capacidade 20 litros;

·                    1000 (mil) doses de sêmens Girolando e Holandês;

·                    Sementes de hortaliças para incentivo à olericultura

·                    Projeto de Melhoramento Genético no valor de R$ 55 mil reais.

Os resfriadores de leite servirão para conservar o leite e valorizar a matéria prima aumentando o preço de venda do produto e já os botijões, as doses de sêmem e o projeto de melhoramento genético servirão para incentivar o melhoramento genético do gado leiteiro a fim de otimizar a produtividade do produto.

As sementes de Hortaliças é parte essencial para agricultura familiar principalmente nas chácaras e assentamentos, pois possibilita a rotação de cultivos com renda em períodos mas curtos.  Para o Secretário de Agricultura de Mirassol D`Oeste, “ o encontro foi extremamente importante, pois, foi apresentado toda a esfera de trabalho da agricultura familiar de nosso municipio ao governo do estado e esperamos que nossas reinvidicações sejam atendidas num breve espaço de tempo para melhorar ainda mais nosso municipio quanto a agricultura familiar ”, finaliza o secretário.