O município de Mirassol D’ Oeste, pode ser contemplado com um campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Nesse primeiro momento, a proposta é para que sejam instalados três cursos: Ciências Contábeis, Arquitetura e Pedagogia. A instalação do campus foi assunto discutido nesta segunda-feira (29), entre o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Antonio Azambuja (PP), os deputados Ezequiel Fonseca (PP) e Ayrton Português (PSD), o reitor da Unemat, professor Adriano Silva, o prefeito de Mirassol D´Oeste, Elias Leal (PSD) e a secretária de Educação do município, Marli Ferreira. De acordo com Azambuja, o município tem necessidade de ofertar esses cursos de ensino superior para a população. “Vamos trabalhar por uma parceria entre o município e a instituição”, disse. Para o prefeito Elias Leal, o pleito é um desejo antigo dos moradores da cidade e da região. “Decidimos que serão feitos os levantamentos devidos para dar sequência nas discussões e uma possível aprovação do projeto”, explicou. O reitor Adriano Silva disse que a Unemat tem interesse em contemplar o município, e garantiu levar ao conselho da instituição de ensino as demandas apresentadas no encontro. Adriano ainda salientou que a iniciativa é de responsabilidade e comprometimento com a sociedade. Azambuja acredita que a Unemat tem grande potencial, pois possui um quadro de profissionais preparados para atender toda região oeste de Mato Grosso. Segundo o deputado Antonio Azambuja, há anos que os jovens mirassolenses vêm se esforçando para se deslocar às faculdades instaladas nos municípios circunvizinhos. “O sacrifício dos milhares de jovens estudantes é muito grande. Correm riscos todos os dias nas rodovias para se deslocarem de um município ao outro. Muitos passam anos além do tempo previsto de conclusão devido às dificuldades de acesso”, enfatizou o deputado Azambuja. O deputado Ezequiel Fonseca diz ser necessário potencializar os estudantes da cidade, bem como garantir empregabilidade e desenvolvimento regional. “Estamos sensibilizando o reitor quanto à necessidade de levar uma extensão da universidade em Mirassol. Estou unindo força com o prefeito e demais parlamentares a fim abrir caminho para a concretização deste sonho”.