O Dia 24 de março é lembrado como o Dia Mundial da Tuberculose, ele foi criado para conscientizar o público de que a tuberculose hoje continua sendo uma epidemia em grande parte do mundo, causando a morte de quase um milhão e meio de pessoas a cada ano, principalmente em países em desenvolvimento. O tema do Dia Mundial da Tuberculose deste ano é: "Sim! Podemos acabar com a tuberculose". A questão chama a atenção para a tuberculose (TB) e que está em nosso poder coletivo acabar com a tuberculose até 2030. Segundo o relatório da OMS sobre TB 2022, as taxas de mortalidade por tuberculose aumentaram pelo segundo ano consecutivo e a incidência de tuberculose também aumentou pela primeira vez em mais de uma década.

Segundo informações do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde 2022, o estado do Mato Grosso registrou 902 casos novos de tuberculose com incidência de 25,8% por 100mil habitantes e 77 óbitos.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde está promovendo uma série de ações no Dia Mundial da Tuberculose e durante todo o mês de março; será intensificada a Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios, que será realizada nos dias 23 e 24 de março em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidade do sistema prisional, e também haverá palestras educativas nas escolas.

A Prefeitura Municipal estará engajada nesta campanha de prevenção e controle da doença; e convoca a toda população a entrar nesta luta contra a tuberculose! Sim! Podemos Acabar com a Tuberculose.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico.

Apesar de a tuberculose ter tratamento gratuito e cura, a falta de informação dificulta o diagnóstico precoce. Os principais sintomas ou sinais de casos suspeitos de tuberculose são: tosse por três semanas ou mais; falta de apetite e/ou emagrecimento; febre baixa, geralmente à tarde; suores noturnos; cansaço, dores no peito e falta de ar.

Caso alguém apresente qualquer um dos sinais ou sintomas suspeitos de tuberculose, deve procurar a Unidade de Saúde de sua referencia e solicitar uma avaliação.