A Polícia Militar de Mirassol D`Oeste, representados pelo comandante  do 17º. Batalhão e Coordenador Regional do PROERD, Major PM  Edison Antonio de Carli Martins e o Coordenador do PROERD em Mirassol D´Oeste,  SD. PM Tulivan Luciano Mendes, estiveram em reunião juntamente com a Secretária de Educação de Mirassol D´Oeste, Marli Andromede nesta quarta-feira ( 09.04.2014 ) com o objetivo de  acertar os últimos detalhes para a grande festa de formatura do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas que ocorrerá no próximo dia 24 de Abril no Centro Comunitário Jesus de Nazaré às 19:00 horas, onde estarão se formando cerca de 400 crianças.

No encontro, a busca de parcerias para o dia do evento foi vital, pois, toda a cidade se torna mobilizada para contribuir com um programa que é sucesso no mundo inteiro e que orienta tanto crianças e adultos quanto a dizer NÃO para a violência e ao consumo de drogas.

O PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas, foi criado pelo Distrito Escolar na cidade de Los Angeles (Estados Unidos) no ano de 1983 com a sigla D.A.R.E. (Drugs Abuse Resistence Education) que traduzindo significa Educação para Resistir ao Abuso de Drogas e apresentado ao departamento de Polícia. Teve boa aprovação e com dois anos de aplicação o Programa estava em todos os Estados americanos. Romperam-se fronteiras e atualmente já vem sendo aplicado em mais de 59 países. Tanto que o Instituto Nacional de Estudo sobre Abuso de Drogas - NIDA, um dos maiores centros de pesquisa sobre álcool e drogas do mundo, referenda o PROERD como sendo um dos mais eficazes modelos de prevenção às drogas em todo o planeta.

No Brasil o Programa iniciou-se no Rio de Janeiro em 1992 e foi se expandindo para outros Estados, tamanha foi a aceitação por parte das escolas e comunidade, que atualmente o programa já atende todos os Estados brasileiros, seja em escolas públicas ou privadas. Chegou ao Estado de Mato Grosso no ano de 2000 especificamente em Cuiabá e Várzea Grande, alcançando vários municípios no interior do Estado.

Para o Coordenador do PROERD em Mirassol D `Oeste , SD.PM Tulivan Luciano Mendes: “ temos alcançado as metas  no município desde 2011 e o qual tem sido bem aceito por todos, onde cerca de 2000 crianças ja se formaram permitindo assim, uma sociedade mais saudável.”

O Coordenador Regional do PROERD,  Major PM  Edison Antonio de Carli Martins a reunião foi extremamente proveitosa “ é o 4º. Ano que desenvolvemos este projeto na cidade por meio das escolas municipais e estaduais desde 2013 em nossa cidade, onde conseguimos ampliar, inclusive, o programa nos municípios de São José dos Quatro Marcos e Araputanga, sendo a base iniciada em Mirassol D´Oeste e isso é uma grande vitória pelo excelente programa que o PROERD proporciona .”

A Secretária de Educação, Marli Andromede, enaltece o PROERD, um programa excelente em Mirassol D´Oeste: “ um projeto que nos chama para estarmos juntos em parceria, aliás, é um excelente trabalho que se desenvolve em nosso município.”