Mato Grosso é o segundo estado em número de matrículas do PRONATEC - Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no país. Até o momento, mais de 63.000 pessoas já se inscreveram ou finalizaram algum curso de  qualificação profissional.

Entre os principais demandantes do Programa estão o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ministério do Turismo (MTur), Ministério da Defesa (MD), Ministério das Comunicações (MC), Ministério da Justiça (MJ), Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Secretaria de Direitos Humanos( SDH), além de parcerias com as respectivas prefeituras de diversos municípios do país, inclusive de Mirassol D´Oeste – MT.

Diante deste quadro positivo, na noite da última terça-feira, ( 13.05.2014), 14 alunas participaram da cerimônia de formatura do PRONATEC sob clima de muita festa nas dependências do  antigo CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, localizado no bairro Cidade Tamandaré em Mirassol D´Oeste, onde contou com a participação de personalidades políticas do município.

As formandas fazem parte da turma de Cabeleireira, curso este que teve mais de 400 horas de duração.

O município de Mirassol D´Oeste compõe a esfera de abrangência do PRONATEC de Tangará da Serra, onde, o respectivo diretor regional, Juvenil Gilberti, falou aos presentes a importância do curso e que o mercado de trabalho tanto anela quanto a mão de obra qualificada, “  “Nós trabalhamos com as demandas da indústria e as demandas sociais, ou seja, onde os maiores gargalos estão presentes. Desta forma, ajudamos não apenas a preencher a mão de obra faltante como contribuir para o aumento da renda e a qualidade de vida da população".

Cada certificado entregue trouxe a todas as presentes a certeza de que um curso de porte como do PRONATEC é uma grande conquista, pois, de forma gratuita, o nível das aulas e a didática dos professores," transformou todas estas formandas em grandes profissionais que agarraram a sua oportunidade de crescer não apenas em conhecimento, mas, especialmente de se qualificar para o mercado de trabalho que anela desesperadamente por excelentes profissionais”, frisou  Iris Marques Leal, Secretaria de Assistencia Social de Mirassol D´Oeste.

“ Iniciativas como estas devem sempre proporcionar a nossa população a melhor maneira de avançar sempre, especialmente quando se trata de qualificação profissional. Muito em breve estaremos formando muito mais pessoas com a chegada de novos cursos pelo PRONATEC. Parabéns a todas as formandas e tenham muito sucesso nesta nova etapa profissional”, finalizou Elizangela Fazolo, Coordenadora do Crass em Mirassol D´Oeste.

Após a solenidade de formatura, foi servido um coquetel a todos os presentes.