A prefeitura de Mirassol D´Oeste, através da secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, realizou a entrega, de aproximadamente 100 doses de sêmen da raça Holandesa , sem ônus, para os pecuaristas que compõem a associação dos produtores de leite do município. O investimento está inserido dentro do programa de inseminação artificial em bovinos, criado pela secretaria.

De acordo com o prefeito Elias Mendes Leal (PSD), o “ objetivo do programa é incentivar o melhoramento genético dos rebanhos, garantindo assim, que o animal reprodutor tenha o maior número de crias geneticamente superiores ao longo de sua vida, com o maior tempo de lactação possível.”

Além da distribuição gratuita das doses de sêmen, a prefeitura disponibiliza botijões e nitrogenio para auxiliar nas propriedades. Atualmente, existem vinte e dois pontos de inseminação artificial no município, com seis botijões, nas localidades: Assentamento Margarida Alves, Assentamento Roseli Nunes e Assentamento Veredinha.

Para o Secretário de Agricultura , José Vanderlei Batista, “ esta iniciativa é excelente, pois, melhora e muito o melhoramento genético, onde inclusive, temos ótimos resultados, onde temos vaca com produção de 42 kilos de leite da raça girolando e mais: nosso município produz 60 mil litros de leite por dia, onde queremos dobrar a produção, é Mirassol D´Oeste a frente”, ressaltou o secretário.