Cerca de 100 pessoas entre agricultores familiares, servidores da área da educação e do setor de compras governamentais de oito municípios da região Oeste de Mato Grosso lotaram o auditório da CDL - Câmara de Diretores Lojistas de Mirassol D’oeste para participar do Workshop sobre Merenda Escolar, promovido pelo SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso.

O objetivo do evento é ensinar os produtores, bem como os funcionários públicos, que é possível aumentar a participação dos produtos vindos de pequenas propriedades na alimentação escolar.

O consultor do Sebrae Nacional, Luis Pinovar, explicou que comprar no mercado local traz mais qualidade as refeições, além de estimular o desenvolvimento da economia do município. A palestra dele abriu o workshop, realizado nesta quinta-feira (24.07.2014) e que contou com a presença de pessoas de Araputanga, Curvelândia, Lambari D’oeste, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, São José dos Quatro Marcos, Salto do Céu e Mirassol D’oeste.

Para alcançar o sucesso no processo, o consultor lembra que o primeiro passo é mapear a vocação agrícola da região. Em seguida, elaborar cardápios que utilizem cada ingrediente conforme os períodos de produção e entressafra.

Logo após, a prefeitura deve providenciar um edital que atenda a legislação e garanta a preferência aos agricultores locais.

O prefeito Elias Mendes Leal Filho ( PSD ) ficou surpreso ao ver o numero de participantes neste workshop, o qual descreveu como” um encontro que visa aperfeiçoar ainda mais a qualidade da nossa merenda escolar e esta parceria da prefeitura municipal com o Sebrae tem sido fundamental para que eventos como este seja o sucesso que estamos vendo no encontro.”

Para o Secretário de Agricultura da Prefeitura Municipal de Mirassol D´Oeste, José Vanderlei Batista, o encontro “ foi um sucesso e superou todas as expectativas, tornando assim, o contato com outros municípios mais acessível e o melhor de tudo, tivemos a grande experiência de ver como funciona de uma forma simples, as compras governamentais para a merenda escolar.”

O workshop promovido pelo Sebrae é parte das ações do novo projeto piloto que o Sebrae passa a desenvolver na região do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal - DET - Desenvolvimento Econômico Territorial, que é lançado hoje em evento no Município de Mirassol D'Oeste e que beneficiará empreendimentos rurais, empresariais e setor público dos municípios de Mirassol D'Oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Reserva do Cabaçal, Salto do Céu, Rio Branco, Lambari D'Oeste e Curvelandia.