Nós sabemos como a cada dia cresce mais e mais o arquivo morto que uma empresa precisa armazenar. Arquivo morto são documentos, comprovantes, contratos e muitos outros documentos que, mesmo sem a menor utilidade, devem ser guardados às vezes por até 20 anos segundo a Legislação Brasileira.
Foi exatamente para avaliar a validade destes documentos, que funcionários da Prefeitura Municipal de Mirassol D´Oeste se uniram e fizeram um verdadeiro limpa na sala que contem o arquivo morto.
Dia após dia, estes funcionários, paramentados , puderam avaliar cuidadosamente: notas fiscais, contratos, decretos e muitos outros documentos.
Exemplo de documentos avaliados: notas de empenho com mais de vinte anos, guia de recolhimento do antigo INPS com mais trinta anos, como também a lei que cria o distrito de sonho azul que foi 25.10.1985, o decreto que cria o Distrito de Cruzeiro D´Oeste datado de 23.09.1981 e que hoje pertence ao município de Caceres.
Um trabalho meticuloso e que todo cuidado para preservação dos documentos foi usado e assim, preservar as grandes riquezas do passado em documentos que hoje fazem toda a diferença no município e no estado de Mato Grosso.