Os resultados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, divulgados no dia 16 de setembro pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizados durante a pandemia de convid-19.

O Inep aplicou o Saeb 2021 entre 8 de novembro e 10 de dezembro em mais de 72 mil escolas públicas e privadas de todas as unidades da Federação. Aproximadamente 5,3 milhões de estudantes foram avaliados. Ao todo, 96,9% das 254.728 turmas e 97,1% das 74.539 escolas previstas participaram. As públicas (com mais de 10 alunos) de 5º e 9º ano do ensino fundamental e de 3ª do ensino médio foram avaliadas em língua portuguesa e matemática.

Em Mirassol foram 11 escolas públicas que participaram da aplicação.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021 para as escolas públicas do município de Mirassol d ´Oeste, evidenciou os impactos já antecipados pela suspensão das aulas presenciais durante a pandemia do novo coronavírus. O impacto maior foi nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), única etapa com queda na comparação da edição 2019, de 5,7 para 5,4. Nos anos finais do fundamental (do 6º ao 9º ano), o Ideb sobe de 4,6 para 4,9 e também no ensino médio, o indicador foi de 3,1 para 3,2.

A pandemia levou ao fechamento de escolas em todo o país. A maior parte das escolas, adotaram de mediação remota ou híbrida.

Ou seja, os estudantes do país, mesmo cursando o mesmo ano escolar, não aprenderam necessariamente os mesmos conteúdos e, por isso, não é possível saber se tinham ou não aprendido o que foi cobrado no momento da avaliação.

Os resultados são importantes para medir o impacto da pandemia na educação e ainda produzir subsídios para estados e municípios, que são os atores mais diretamente afetados.

O país fixou metas para serem cumpridas a cada etapa de ensino até o ano de 2021, o ano do bicentenário da Independência do Brasil. O Ideb 2021 é, portanto, o último com metas fixadas.

Em meio a tantos desafios, em um contexto de pandemia, temos a Escola Municipal Inedi Fontes Castilho Queiros que cumpriu a Meta para os anos iniciais do ensino fundamental, até o 5º ano, o Ideb 2021 foi 6,0, a meta era 6,0.

Na avaliação do Secretário Municipal de Educação, Wilson José de Matos, Fatores  como: Investimentos em infraestrutura e capacitação profissional tem contribuído para os avanços e resultados positivos na educação local.

Aplicado a cada dois anos, desde 1990, o Saeb é a principal avaliação nacional de aprendizagem. Nele, estudantes, do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio resolvem questões de língua portuguesa e matemática.

E o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).